RISCOS E DESASTRES NA AMÉRICA DO SUL
TERREMOTO NO EQUADOR:Subiu para 272 o número de mortos após terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter registrado na costa do Equador, em uma região próxima à cidade de Muisne, no noroeste do país. A informação foi divulgada pelo presidente Rafael Correa, que afirmou ainda que o número de mortos deve subir nas próximas horas. Os feridos somam 2.068.
O terremoto, o mais forte ocorrido no país desde 1979, foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original).
A presidência do Equador informou ainda que o governo disponibilizou 3 mil cestas básicas, 7,6 mil colchões e cobertores, 10 mil garrafas de água às famílias afetadas.
Segundo o vice-presidente, Jorge Glas, há 241 médicos e paramédicos membros da Cruz Vermelha trabalhando no atendimento às vítimas. "Estamos organizando os esforços de resgate em lugares diferentes por causa da emergência. É importante manter a calma neste momento. Força, nos levantaremos desta", disse Glass, em entrevista coletiva de imprensa concedida por volta das 8h do horário de Brasília e 6h do horário local.
FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/04/numero-de-mortos-apos-terremoto-no-equador-passa-de-230.html
FONTE:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/04/sobe-para-659-o-numero-de-mortes-por-terremoto-no-equador.html
feito por Rafael Mendes
TERREMOTO NO CHILE:Santiago do Chile, 10 nov (EFE).- Um terremoto de magnitude de 5 graus na escala aberta de Richter atingiu nesta terça-feira a região de Coquimbo, no norte do Chile, sem que até agora haja registro de vítimas ou danos materiais.
Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidad de Chile, o fenômeno foi sentido às 20h48 (horário local, 21h48 de Brasília), e seu epicentro se localizou 74 quilômetros ao oeste de La Higuera e a 538 quilômetros ao norte da capital Santiago.
Por sua vez, o hipocentro se situou a 53 quilômetros de profundidade, segundo o relatório.
Mais cedo, às 16h38 (17h38), outro tremor de terra de magnitude de 4,3 graus também estremeceu a região de Coquimbo, embora desta vez o epicentro do sismo tenha ficado 15 quilômetros ao oeste de Punitaqui e seu hipocentro a 49,7 quilômetros de profundidade.
A página do instituto sismológico registra nesta jornada um total de 31 sismos de magnitudes de entre 2,5 e 5 graus, a maioria no norte do Chile.
O Chile é considerado um dos países mais sísmicos do planeta e desde a época da colônia teve pelo menos 80 terremotos, que só nos últimos 60 anos causaram 40.733 mortes. :
FONTE:http://www.newsjs.com/ke/terremoto-de-5-graus-de-magnitude-sacode-regi%C3%A3o-norte-do-chile/
FONTE:http://www.newsjs.com/url.php?p=http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2015/11/10/terremoto-de-5-graus-de-magnitude-sacode-regiao-norte-do-chile.htm
FEITO POR EDUARDO RAMOS
TERREMOTO EM COSTA RICA:Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu a Costa Rica nesta quarta-feira (5), segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um alerta de tsunami para a região, que acabou sendo cancelado pouco mais de duas horas depois. Não houve vítimas ou danos graves, segundo as autoridades..
O tremor ocorreu às 8h42 locais (11h42 de Brasília), na península de Nicoya, a três quilômetros de Samara, na província turística de Guanacaste, na costa pacífica do pequeno país da América Central.
O abalo foi a uma profundidade de 40 quilômetros, a 150 quilômetros da capital, San José.
FONTE:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/09/forte-terremoto-atinge-regiao-da-costa-rica-e-gera-alerta-de-tsunami.html
FONTE:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,terremoto-de-magnitude-7-6-atinge-costa-rica-emitido-alerta-de-tsunami,926292
FEITO POR EDUARDO FONSECA
TERREMOTO NO HAITI:
O sismo do Haiti de 2010 foi um terremoto catastrófico que teve seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe,foi registrado às 16h53m10s do horário local (21h53m10s UTC), na terça-feira, 12 de janeiro de 2010. O abalo alcançou a magnitude 7,0 Mw [4] e ocorreu a uma profundidade de 10 km (6,2 mi). O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou uma série de pelo menos 33 réplicas sismológicas, 14 das quais eram de magnitude 5,0Mw a 5,9Mw.[5] O Comitê Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas pelo sismo;[6] o Ministro do Interior do Haiti, Paul Antoine Bien-Aimé, antecipou em 15 de janeiro que o desastre teria tido como consequência a morte de 100 000 a 200 000 pessoas.[7]
O terremoto causou grandes danos a Port-au-Prince, Jacmel e outros locais da região. Milhares de edifícios, incluindo os elementos mais significativos do patrimônio da capital, como o Palácio Presidencial, o edifício do Parlamento, a Catedral de Notre-Dame de Port-au-Prince, a principal prisão do país[8] [9] [10] e todos os hospitais, foram destruídas ou gravemente danificadas.[11] A Organização das Nações Unidas informou que a sede da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), localizada na capital, desabou e que um grande número de funcionários da ONU havia desaparecido.[12] A morte do Chefe da Missão, Hédi Annabi, foi confirmada em 13 de janeiro pelo presidente René Préval.[13]
Muitos países responderam aos apelos pela ajuda humanitária, prometendo fundos, expedições de resgate, equipes médicas e engenheiros. Sistemas de comunicação, transportes aéreos, terrestres e aquáticos, hospitais, e redes elétricas foram danificados pelo sismo, o que dificultou a ajuda nos resgates e de suporte; confusões sobre o comando das operações, o congestionamento do tráfego aéreo, e problemas com a priorização de voos dificultou ainda mais os trabalhos de socorro. Necrotérios de Port-au-Prince foram rapidamente esmagados; o governo haitiano anunciou em 21 de janeiro que cerca de 80 mil corpos foram enterrados em valas comuns.[14] Com a diminuição dos resgates, as assistências médicas e sanitárias tornaram-se prioritárias. Os atrasos na distribuição de ajuda levaram a apelos raivosos de trabalhadores humanitários e sobreviventes, e alguns furtos e violências esporádicos foram observados.
fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_do_Haiti_de_2010FEITO POR CAIO ALBUQUERQUE RAMOS